terça-feira, 19 de março de 2013

Olá! 
O rio corre para o mar, eu corro para concluir as tarefas do CAMINHO DO SIM!

Eu estou adorando os desafios, pena que não tenho muito tempo para botar em prática as ações. Mesmo atrasada, sigo em frente!



Minha rotina de trabalho começa às 7h da manhã, quando dou a primeira aula do dia.

Depois corro para a Flahu/AlBorde, para ajudar na concretização dos nossos projetos - os dois envolvem comunidades amazônicas e construção com materiais não-convencionais.

Das 16h até as 20h volto pro Ibec para ensinar a nossa língua para mais duas turmas.

Todos os dias me divirto bastante nessas atividades, e sempre aprendo uma coisa nova! É cansativo, mas maravilhoso!


PROVA DA ÁGUA
Como estou bastante atarefada, imaginei criar uma atividade na qual eu pudesse desenvolver, ao mesmo tempo, todas as habilidades que tenho dificuldades.
Além de atarefada, estou literalmente sem muitas armas pra registrar as ações: estou fazendo as fotos do meu celular, que é o mais simples que há no mercado, por isso, a falta de qualidade.

No fim, me dei conta que todos os itens da TAREFA DE AQUECIMENTO poderiam ser exercitados com a ação que realizei ontem!


Essa é a Plaza Foch, fica num bairro boêmio, aqui de Quito. Escolhi esse lugar por julgar ser seguro, já que eu só poderia realizar a ação depois do trabalho, às 8 da noite. E também porque encontraria pessoas, com certeza.


Essa é a Plaza Foch, ontem à noite!
Segunda-feira chuvosa, pouco movimento. Mas a cidade recebe muitos turistas, e eu fui bem otimista. HAVERIAM RESPOSTAS!


Improvisei um anúncio CONVIDANDO AS PESSOAS PARA CONVERSAR!

Tentei criar um ambiente aconchegante, levei uma flor(que foi parar na lapela), velas, um caderninho de anotações, coisas para comer. Aí começou meu desafio.

2. CONSIGO EQUILIBRAR SONHOS + EMOÇÕES, VONTADES E AÇÕES
Perguntei nos bares que estão na praça se poderia utilizar uma das mesas, explicando a atividade. Mas nenhum permitiu. TIVE QUE IMPROVISAR, e me conformar com a ação feita de uma forma diferente da que idealizei. 

9. ESTOU PRONTA PARA AGIR.
Em pé, timidamente parada num dos cantos da praça, ergui minha plaquinha... esquece o conforto, a timidez, os julgamentos!

1. ACREDITO NA TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO DE FORMA CONCRETA
Conversei, conversei, e conversei!  Economia, política, cultura, gastronomia, turismo, drogas, um pouco de tudo. Dei ideias para melhorar um negócio, convidei pra fazer parte da Fundação em que trabalho, ensinei umas palavrinhas em inglês e português. Com equatorianos, de Quito e de outras províncias, um colombiano, um peruano, homens, mulheres, todos iguais, todos muito diferentes.

O que mais me chamou a atenção:

- muitos turistas, mas a minha oportunidade de tentar me comunicar em inglês não aconteceu. Nenhum deles veio falar comigo, apesar de passarem e lerem a placa.

- a maior parte das pessoas pensava que EU é que estava muito solitária e precisava de ajuda, por isso estava pedindo pra conversar e fazer amigos.

- alguns perguntaram se o "serviço" era cobrado.

- e, quando conversei com uma vendedora ambulante de doces e cigarros, que só são vendidos "soltos" mais um guardador de carros, foi muito trabalhoso explicar-lhes que eu não cobrava pelo que estava fazendo. Expliquei: é por amor que estou aqui!

Antes de me despedir da última pessoa com que conversei, chamei um amigo dele pra roda e pedi um favor: Conversa com ele!?!? Ele está precisando. A surpresa do pedido mexeu muito com os dois. Espero ter conseguido plantar a sementinha da compreensão e amizade ali.

Cheguei em casa feliz, realizada, não só porque consegui fazer a tarefa, mas também porque senti que realmente fiz a diferença na vida de algumas pessoas. O cansaço deu lugar à motivação e à ideia de que SIM, É POSSÍVEL!!



4 comentários:

  1. Ueba!!!! Adorei Le!!! Parabéns!!! Arranja uma máquina fotográfica emprestada pra tirar mais fotos das tuas ações! Quero ver mais... =)

    Beijosssss!

    Nati

    ResponderExcluir
  2. Olá Leticia!
    Nossa achei muito legal seu empenho, também estou participando do processo para o Guerreiros 2014 e prolonguei a Prova do Ar mais um pouquinho. Acho que uma das riquezas de cada um de nós é, além de cada talento, o momento de cada um está vivendo e buscando fazer O Melhor e acredito nisso na sua tarefa... vamos nos conhecer melhor me faz\ uma visita ;) no blog:http://claraceciliagsa2014.wordpress.com/ ... por conta da Prova do Ar, se vc sentir de me indicar também :D Agradeço! e Acredito que será um prazer te conhecer e saber mais sobre essa sua experiência no Equador!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clara!
      Estou voltando da Amazônia Equatoriana hoje, com certeza uma das experiências mais lindas que já tive. Certeza vou olhar seu blog e compartilhar contigo. Isso que vc falou do Equador era o que eu deveria ter explorado na prova do ar! Mas agora, vou correr pra cumprir a da terra, que está atrasada!
      Beijos, e pode contar comigo pra o que vier!

      Excluir