terça-feira, 26 de março de 2013

PROVA DA TERRA!

Reduzir, Reutilizar, Reciclar! 

Esse é um tema que vivencio há muito tempo, mas que só tomei consciência a partir do meu irmão. Ele, quando estudava Agronomia em Florianópolis-SC, era conhecido como "Brunão da compostagem". Trabalhava como bolsista e ajudava a gerenciar os restos orgânicos de toda a universidade.
Com ele aprendi o que era a compostagem. Os tipos que existem e principalmente, como fazer e obter um composto saudável. (Quer professor melhor?) 
Desde então, compostagem em casa é lei!

Como gosto muito de botânica e de cultivar plantinhas em casa, percebi que manter uma composteira seria bastante vantajoso. Essa prática contagiou a mim e a meu irmão mais novo também. Ele mantinha uma composteira em Getúlio Vargas, (mesmo não existindo reciclagem de lixo, até hoje) e eu em Porto Alegre. (Assim, nos tornamos os irmãos da compostagem! =)) 



Assim segue! 
Mas aqui em Quito não tem reciclagem de lixo!! Essa é uma das coisas que me pergunto: como uma cidade com tanta ciclovia e incentivo ao uso de bicicletas não tem Coleta Seletiva?? (relacionar essa duas coisas não parece assim tão óbvio, mas tudo está interligado).









E tenho apoio, à duas quadras da nossa casa, da Casa del Árbol. Uma organização que comercializa produtos orgânicos e que tem uma composteira.

Aí é que o lixo orgânico se transforma em adubo, e alimenta a cadeia produtiva de que faço parte.







Eu divido um apêzinho com uma carioca, a Manuela. Quando cheguei para morar com ela trouxe comigo um presentinho.  
São flores de Jamaica, que aqui são usadas para fazer chá gelado, (azedinho e com gengibre!), chá de cidreira e um cartão. As embalagens são todas reutilizadas: sacola de alguma loja, pacote de presente e a embalagem de cogumelos do supermercado. 








As plantinhas aqui da casa vivem em vasos feitos do reuso de garrafas de água de 5 litros.















Na rua, encontramos uns "cubos" de isopor que transformamos em pufes, ou mesinha, dependendo da ocasião. 

Essa foi fácil! Simplesmente cobrir com tecido de chita, orgulhosamente importados do Rio, e pronto!














Para reduzir a quantidade de garrafas de água compradas, a solução é bem simples.
Um garrafão de 20 litros retornável. 






Além disso, pra não ficar comprando descartáveis na rua, transporto minhas águas diárias numa térmica pequena, ou numa garrafa de plástico mesmo. (Pelo rótulo percebe-se o quanto essa tipa já andou!)



Bem comum também é eu escolher bem as embalagens dos produtos
que compro. Geralmente prefiro vidro. São as mais úteis na hora de reutilizar
porque são mais higiênicas e duráveis.


Outro item que gosto de reutilizar são as latas.
Aqui, as latas de atum se tornaram apoio para as velas (garantem segurança).
Outra coisa que inventei foi colocar fotos ou imagens que quero guardar, 
porta retrato perfeito e divertido. Com ímã atrás, dá pra 
enfeitar a geladeira!







Na minha mesa de estudos, tudo se repete, nada se perde!

Porta-treco, desodorizador de ambiente, vasinho de flores.










E, falando em porta-treco, (apresento à todos um amigo pra lá de íntimo!) esse é o copinho da lua!
(a xícara de chá é só pra dar noção de escala, hhehehe)

Uso desde que ganhei de minha grande amiga Cecília. É um coletor menstrual reutilizável. De silicone, pode ser usado por 10 anos.

É um amigo da minha consciência, por diminuir consideravelmente a quantidade descartada dos absorventes comuns. Mas também do meu conforto e qualidade de vida! Recomendo à todas as meninas que tem fluxo menstrual intenso.

Pra quem quiser mais informações e saber onde comprar: http://www.mooncup.co.uk/







Eu já tive muitos problemas em casa por ter mania de reciclagem. Boa parte do que via, e ainda vejo, nas ruas para mim podem ser reusados, reciclados.

Mas aí, vem a falta de tempo, a falta de espaço, um pouco menos de ação e a minha casa lotada de "lixo" ou energia parada.

Por esse motivo, e por praticar o desapego, resolvi me conter um pouco.

No momento, estou fazendo um novelo de sacolas de supermercado e quero trançar um tapete. Ainda falta bastante para ver o resultado.

Além disso, alguns miolos de papel higiênico que quero usar para fazer um adorno para a sala de estar.

Alguns links para inspiração e novos projetinhos:
http://www.digu.com/pin/5azdakxptaxdn
http://www.mh.co.za/downtime/guy-wisdom/convert-bottle-into-a-glass
http://www.digu.com/pin/5azdaj1xtnxpe



E, aqui está o motivo para o atraso da entrega dessa tarefa!











Não, não foi só passeio e diversão. 
Foi trabalho duro mesmo!




As primeira oficinas, em duas comunidades indígenas, da amazônia equatoriana. Faremos com elas projetos de arquitetura participativos, e essa é a primeira etapa: muita conversa e troca de experiências e conhecimentos.

Dessa viagem, trouxe na bagagem, muita história pra contar, um mundo novo que já está guardado na parte mais bonita do meu coração e alguns exemplos que se aplicam à
TAREFA DA TERRA!

Coisas bonitas.
Sementes para comer, usar como se fosse vela, e para artesanato.

















Mas também, todas as embalagens de produtos
que havia levado.

















Não entendo como, mas perdi o boné especial para aventuras que havia comprado. E, no dia em que fizemos levantamento da área fazia muito calor e o sol estava forte. Precisei inventar meu próprio chapéu.

 Com um caule de palmeira e a minha camiseta velha. 





Fiz algo que se se pode chamar de viseira. 

Serviu! Não só contra o sol, mas também para  evitar os mosquitos. 











Já de volta à Quito, e com mais um montão de trabalho pela frente...

...mostro o material que coletamos na selva.
Todas as folhas utilizadas, ou melhor, reutilizadas de plotagens da
AL BORDE.













Nosso ambiente de trabalho também tem bons exemplos:

Copos e cinzeiros feitos de garrafas long neck.

Gostou da ideia e quer ver como faz?
http://www.mh.co.za/downtime/guy-wisdom/convert-bottle-into-a-glass
A estrutura da mesa são engradados de refrigerante. 
O tampo, uma porta usada.

A firmeza entre os dois elementos se dá por tensão, com extensores.










E finalmente: o que mais me agrada nesse assunto,
Reduzir, Reutilizar, Reciclar, são as possibilidades infinitas! 
Nada melhor para aguçar a criatividade!

E para acabar mesmo, o que considero um invento meu. Uma luminária reutilizando uma cafeteira italiana que já não funcionava. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário